ARTE DAS LETRAS

domingo, 26 de julho de 2015

PÁGINAS SOLTAS - CONSIDERAÇÕES DE FIM DE TARDE - MAGIA DA COZINHA



      CONSIDERAÇÕES DE FIM DE TARDE
                A MAGIA DE COZINHAR

Folheando uma revista fiquei olhando uma série de pratos apetitosos, tais como tortas e pratos salgados variados. O que antes eram ingredientes esparsos, depois de trabalhados viram comida de encantar os olhos e aguçar o apetite.
Como dizem cozinhar é uma arte. Arte que exige criatividade.  Assim vejamos, dois pratos iguais, que levaram os mesmos ingredientes, mas cada um feito por pessoas diferentes, ao mesmo tempo, têm sabores diferentes. Como pode isso? É o talento, ou a queda, ou a mão  para cozinhar.
É impressionante ver um peso de carne crua se transformar num apetitoso e cheiroso assado. Também ver uma travessa de uma bela e colorida salada, variada em legumes e verduras, que nem de longe parecem com  as chegadas da feira ou do hortifrúti.
Há quem tenha queda para os doces, outras para as comidas salgadas.
Olhando um lindo e delicado pavê, nem nos passa pela ideia quantas etapas entraram na sua feitura.
Hoje, a indústria põe uma série de molhos, temperos, caldas e coberturas prontas para agilizar e simplificar o trabalho na cozinha. Mas nada disso torna um prato mais saboroso e saudável do que o feito à moda original,  com as receitas centenárias que uma família guarda como relíquia e segue à risca.
Cozinhar é uma alquimia que requer talento e um pouco de magia, isso só algumas pessoas têm, por isso as chamamos de rainhas da cozinha.

Folheando uma revista fiquei olhando uma série de pratos apetitosos, tais como tortas e pratos salgados variados.
Como dizem cozinhar é uma arte. É impressionante ver um peso de carne crua se transformar num apetitoso e cheiroso assado. Há quem tenha queda para os doces, outras para as comidas salgadas. Olhando um lindo e delicado pavê, nem nos passa pela ideia quantas etapas entraram na sua feitura.
 Cozinhar é uma alquimia que requer talento e um pouco de magia, isso só algumas pessoas têm, por isso as chamamos de rainhas da cozinha.
Anoitecendo, quase hora do jantar...

by Didi Leite

Ilustração Imagem Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário